A confissão da parteira - Opinião


.

Quando Noelle, uma mulher dedicada, vibrante e querida por todos, decide pôr termo à vida, a pequena cidade de Wilmington, na Carolina do Norte, fica em estado de choque. A única pista para o sucedido é uma estranha carta que Tara e Emerson, duas das suas melhores amigas, encontram um dia em sua casa. À medida que um segredo de contornos dramáticos começa a ser desvendado, tudo o que sabem sobre Noelle terá de ser reavaliado à luz de uma nova perspetiva - de traição e engano, mas também de amor, compaixão e esperança.

Uma mentira salvará uma família. A verdade destruirá outra. Qual das duas escolheria?

Opinião:

No dia em que este livro foi lançado fiquei imediatamente rendida à sua capa, o que me despertou o interesse para a leitura do mesmo. Há livros em que basta uma capa cativante para ficarmos automaticamente ligados a eles e este é um deles.
Tara, Noelle e Emerson são as melhores amigas desde a faculdade partilham tudo e julgam conhecerem-se melhor que ninguém.
Tara casou com o seu amor de sempre, Sam. Contudo, um terrível acidente provocado por uma das suas alunas acaba por tirar a vida ao marido. Desde então, a relação com a filha Grace é cada vez mais complicada e Tara tenta desesperadamente uma aproximação. Mas Grace não facilita a vida da mãe, a quem culpa pela morte do pai e por tudo o que de mau lhe acontece, incluindo o fim da relação com Cleve.
Emerson tem a vida que sempre desejou casada com Ted, construiu uma família. Adora cozinhar e abre um pequeno café na baixa, o Hot, que gere com a ajuda da filha Jenny. Esta é a melhor amiga de Grace e o grande pilar na vida desta depois da morte do pai.
Noelle desde muito pequena sempre quis ser parteira, com o incentivo da mãe licenciasse em Enfermagem especializando-se na área de Obstetrícia. É na faculdade que conhece Tara, Emerson e Sam. E é por ele que se apaixona instantaneamente. Mas apesar de Sam também a amar é junto de Tara que ele planeia a sua vida e ambos decidem afastar-se para não a magoarem. Na noite em que isso acontece, Noelle sofre um acidente que lhe causa dores de costas crónicas, obrigando-a a ficar praticamente dependente de analgésicos para conseguir viver sem dor. 
No entanto, a grande reviravolta da história acontece quando Noelle se suicida sem motivo aparente. A partir daí, as amigas descobrem que afinal não a conheciam assim também e ficam chocadas ao descobrir que Noelle para além de ter sido barriga de aluguer por 5 vezes também  matou acidentalmente um bebé roubando outro para o substituir. Face esta descoberta as amigas ficam sem saber o que fazer.
Para além desta perspectiva, a autora também nos possibilita conhecer Anna a mãe que viu desaparecer a filha Lily e que a procura desesperadamente, sobretudo agora que Haley enfrenta a dura batalha contra a leucemia e existe uma em quatro hipóteses de a irmã ser compatível.
Este livro tornou-se numa agradável surpresa e deixou-me completamente fã da autora e da sua escrita recheada de revelações que prendem o leitor.

Para mais informações consulte o site da Presença.

Your Reply